DUAS GRANDES DECISÕES.
Nesta última segunda feira, aconteceram duas reuniões com desdobramentos de interesses e impactos diretos na vida social dos munícipes carnaubaenses.
Na primeira reunião, ainda pela parte da manhã, os edís aprovaram por oito votos e apenas uma abstenção, o projeto do prefeito Junior Benevides de antecipar receitas dos royalties do petróleo. Esta grande decisão, acabou por revelar a ascendência e capacidade do prefeito de aglutinar forças políticas opostas para o bem comum do município. Como se viu, Benevides vai se consolidando no momento, como a maior liderança política das terras Carnaubaeiras.
Ainda em relação a esta vitória espetacular do comandante do poder executivo, que apesar das opiniões contrárias conseguiu sustentar no voto democrático dos vereadores, a antecipação das receitas dos royalties, quero aqui mais uma vez opinar sobre a questão. No dia anterior a esta votação, publiquei neste blog que existe uma resolução do senado federal estabelecendo os parâmetros de manuseio destes recursos. Penso que é de bom censo, o setor judiciário local observar esta questão. Fala apenas como cidadã leiga, querendo contribuir de alguma forma para o bem coletivo.
Já a noite, desta feita numa reunião popular da sociedade civil organizada, o M.F.B (movimento feminino de base), ainda naquela casa, tomou outra grande decisão em benefício da população local. Como é de conhecimento geral, o país está próximo de uma epidemia de microcefalia, a ponto do governador Robson Farias PSD-RN, decretar estado de emergência e a presidente Dilma Roussef lançar um programa emergencial de combate ao mosquito vetor.
O movimento popular decidiu realizar na próxima semana na comunidade do Mutamba, uma reunião em conjunto com a associação de moradores. Na ocasião, o M.F.B distribuirá de forma gratuita, um frasco de repelente caseiro a base de cravo da Índia para cada família e também realizará palestra para conscientizar os moradores da importância das ações de combate ao "odioso do Egito". As guerreiras dos verdes Carnaubais, pretendem difundir a forma de reprodução caseira deste repelente por todas os bairros da cidade. Tô de coração e ação junta com essas mulheres. "Quem sabe faz a hora"...
Por Maristela Martins
Pós Graduada em Gestão de Saúde da Família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário