segunda-feira, 9 de novembro de 2015

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM ASCENSÃO.

     
           TERCEIRO MAIOR ÍNDICE NACIONAL DE VIOLENTARIA CONTRA A MULHER, É AQUI NO RN.




         Vergonha, vergonha, vergonha. O espírito machista contra a integridade física da mulher potiguar, está mais forte do que nunca. Esse gigante perverso que assola as famílias brasileiras em geral, precisa ser enfrentado e desconstruído com coragem e determinação.

           Segundo um estudo da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), coordenado pelo pesquisador Júlio Jacobo, no ano de 2003 o estado do Rio Grande do Norte registrou 32 mortes de mulheres. Já em 2013, o número sofreu um aumento exponencial e atingiu a marca de 89 assassinatos. Neste espaço  de dez anos, a pesquisa  apontou também que no ranking nacional, o estado de Roraíma teve um crescimento desta modalidade de violência de 500%; ocupando portanto o 1° lugar. O estado da Paraíba teve um aumento de 260%, ficando em 2° e o nosso estado alcançou o 3° lugar com 178,1%. Em termos internacionais, o Brasil ficou na vergonhosa marca de 5° mais violento do mundo.


             É hora de reagir. Talvez seja preciso redimensionar a Lei Maria da Penha, tornando-a mais eficaz. Ao que parece até agora, os "portadores do espírito machista" ainda não perceberam a força coercitiva desta Lei. Dias melhores há de existir...


                             Por Maristela Martins
Pós graduada em gestão de saúde da família

Nenhum comentário:

Postar um comentário