quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

OBESIDADE INFANTIL

O OUTRO LADO DA MOEDA.




Os paradoxos sociais são mesmo surpreendentes. De um lado, estou atenta ao monstro perverso da desnutrição infantil. Mas a antenadíssima e guerreira Francinete, me chamou a atenção para o outro lado da moeda.

Aqui em Carnaubais, tão problemático quanto a questão acima citada, é a crescente curva ascendente dos casos de obesidade infantil. De fato, dezenas e talvez centenas de crianças locais, estejam sendo vítimas desta patologia.

Já considerada como epidemia pelo ministério da saúde dos Estados unidos e também pelo órgão correlato brasileiro, a obesidade precisa ser combatida. Sob pena de inviabilizar a médio longo prazo a já combalida estrutura de saúde nacional.

Em recente seminário no estado de São Paulo, o diretor presidente da ANVISA (agência nacional de vigilância sanitária), Dirceu Barbano, ressaltou que a obesidade e o agrotóxico são os dois principais problemas de saúde pública no Brasil de hoje. Ainda segundo o diretor, o uso indiscriminado de agrotóxico, pode ter vínculo direto com o aumento de câncer no país.

Neste sentido, um programa de horta orgânica familiar, seria uma das formas mais simples e de baixo custo, para se amenizar os malefícios deste produto químico.

Por Maristela martins
Pós Graduada em Gestão de Saúde da Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário